Empreendedorismo feminino cresce na pandemia: mulheres são mais inovadoras e não focam só no corte de custos

O número de empreendedoras está crescendo no país. Muitas mulheres tiveram de abrir seus próprios negócios por uma questão de sobrevivência, uma vez que a pandemia e imposição da rotina de cuidados domésticos impactou suas trajetórias profissionais.

Mesmo assim, as empreendedoras saíram na frente neste cenário de crise: são mais resilientes, inovadoras e estratégicas.

Hoje são 30 milhões de empreendedoras no país, o equivalente à metade do mercado empreendedor, um número que cresceu 40% em 2020, segundo dados da Rede Mulher Empreendedora.

Empreendedoras dão conta do orçamento doméstico A pandemia impulsionou esse crescimento, uma vez que as muitas mulheres tiveram seu salário diminuído, perderam o emprego ou tiveram de abrir mão de suas ocupações profissionais.

Para dar conta do aumento do custo domiciliar, elas buscaram formas de empreender e equacionar o orçamento.

Uma pesquisa do Sebrae, de agosto de 2020, realizada em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), analisou pequenos que as empreendedoras demonstraram capacidade de transformação e da adequação do negócio diante das restrições de mobilidade e do isolamento social.

As empreendedoras utilizaram mais as vendas online e ofertaram mais produtos e serviços que os empreendedores. 

Empreendedoras são mais estratégicas De acordo com o estudo, as empreendedoras mostraram mais agilidade e criatividade nas inovações dos seus negócios durante a pandemia. Os estudos ainda apontam que 71% das mulheres usaram e ainda usam as redes sociais, aplicativos e internet como meio de divulgação e comercialização dos seus produtos e serviços

As empreendedoras também são mais resilientes e têm visão mais humanizada do negócio. Essa é uma constatação de outro estudo, o “Empreendedoras e seus negócios 2020: recorte dos impactos da pandemia”, da Rede Mulher Empreendedora. As empreendedoras focaram em mudança e estratégias no lugar de corte de custos, o que traduz um olhar mais holístico para o negócio e uma capacidade de gestão mais desenvolvida. Dessa forma seus negócios continuaram abertos e com expectativa de crescimento.