A fabricante de cosméticos Natura reforça ainda mais sua preocupação com a sustentabilidade da natureza e das comunidades produtoras de suas matérias primas.
Após seis anos de pesquisa e desenvolvimento lança no mercado a NATURA BIOME, uma marca de produtos de beleza e cuidados pessoais em barra e zero plástico. A linha inclui shampoo de uso diário, shampoo de hidratação, condicionador, sabonete cremoso e sabonete esfoliante em barra, todos os produtos focados na sustentabilidade.
Essa é a primeira linha de produtos sólidos da Natura com fórmulas naturais e veganas. Para esse desenvolvimento a marca utilizou ingredientes baseadas na natureza.
“Esse produto olhou para diversos desafios, um deles é a lógica de sistemas agroflorestais de modo que não haja uso de agrotóxico e as famílias do cultivo tenham renda sempre, independente do tempo de amadurecimento da cultura. Além disso, pensamos no menor uso de água, na sustentabilidade na cadeia e transporte”, diz Andrea Álvares, vice-presidente de marca, inovação, internacionalização e sustentabilidade da Natura.
Um dos principais ingredientes é o óleo de dendê, produzido no primeiro sistema agroflorestal de dendê do mundo, o SAF Dendê. A natura lidera há mais de 12 anos em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta). Os tratos culturais nas áreas do SAF Dendê se baseiam no manejo agroecológico sem o uso de agrotóxicos, com adubação orgânica, adubação verde, cobertura viva e uso de biocaldas.
A embalagem desses novos produtos são feiras de papel reciclado e reciclável após o consumo.
Pesquisas foram feitas para entender o perfil do consumidor e confirmar se estão abertos a usar produtos em barra. A executiva conta: “Vimos que há uma inclinação dos consumidores para serem mais sustentáveis, especialmente nas gerações mais novas, preocupadas com o clima e o impacto da indústria. De todo modo, as pessoas querem um produto que tenha espumação, hidratação, fragrância e outros atributos de Natura”.